Tablet Multilaser Diamond NB005 – Resenha por Victor BC

[one_third] Tablet Multilaser Diamond NB005 8GB
Preço: a partir de R$450,00
Site: multilaser.com.br
[/one_third] [one_third] Prós:
• Loja com muitos aplicativos disponíveis;
• Baixo custo;
• Tela capacitiva com boa definição e boa resposta.
[/one_third] [one_third_last] Contras:
• Câmera com péssima resolução;
• Não vem com outros acessórios, além do carregador e cabo USB;
• Baixa duração da bateria.
[/one_third_last]

O tablet Multilaser Diamond é uma alternativa para quem não pode adquirir um produto top de linha como um Galaxy Tab, mas que também não quer se arriscar com um produto chinês de baixa qualidade.

Design

O design do tablet é bonito, mas não há qualquer proteção contra riscos e marcas de dedo, pois tem o corpo feito 90% de plástico e 10% de vidro. Assim, fica quase impossível usá-lo sem deixar marcas, a menos que se use luvas. Uma das características fortes do design é seu acabamento em textura de diamante, deixando-o elegante mas não muito chamativo. Além disso, sua frente é toda tomada pela tela, com ausência de botões físicos ou de toque, como pede o sistema Android.

Os únicos botões presentes no aparelho são os de energia liga/desliga e o de volume +/-, deixando o aparelho ainda mais chique e sóbrio. Para ajudar, contamos com apenas oito milímetros de espessura e menos de 250 gramas, significativamente fino e leve.

Tablet Multilaser Diamond NB005

Com um design elegante e fino, lembrando um diamante

Hardware e processamento

O Diamond não está longe de alguns tablets do mercado atual. Conta com uma câmera razoavelmente boa, de 1,3 megapixels, para fotos para perfis de redes sociais e chamadas de vídeo no Skype, entre outros.

Por não possuir os botões padrão do sistema Android em sua carcaça, fica um tanto incômodo utilizá-lo assim que se liga, mas com um tempo é bem fácil se acostumar. O Android está pouco mexido, o que facilita a compreensão dos ícones. Ele ainda conta com microfone embutido, entrada para fones de ouvido, conexão USB para transferência de dados e carregamento a bateria, conexão HDMI, slot de cartão micro SD, conexão proprietária para o carregador de parede e um pequeno botão para reiniciar o aparelho (praticamente desnecessário, pois nos testes ele não travou a ponto de pedir reset).

Ele conta com 1,5GHz de processamento, 512MB de memória RAM e 8GB de armazenamento partilhados com o sistema – sobrando 6GB para aplicativos, musicas, eBooks e o que mais você precisar.

Tablet Multilaser Diamond NB005

O Tablet roda os jogos atuais e suporta multitoque, assim também como jogos 3D

Tela

A tela do Diamond é razoavelmente boa, considerando que é uma TFT capacitiva de 7 polegadas, com resolução de 800 x 480 pixels. É perfeita para filmes e vídeos, roda em Full HD e  não apresenta distorção na imagem como alguns modelos populares do mercado.

Só tem alguns pontos fracos, como a total aderência a marca de dedos. Isso mesmo, se você quer algo que não suje muito fuja do Diamond, ele fica completamente imundo, tanto na tela, quando na parte de traz, que é em black piano. Além de sujar muito ela não é Gorilla Glass, e por isso é bom ficar atento com o que você vai usar para tocar nela; nem pense em canetinhas stylus, pois ela é capacitiva e não funcionará com outra coisa que não sejam seus dedos.

Tablet Multilaser Diamond NB005

A tela tem um brilho bom, mas tem apenas 7 polegadas e não é nada resistente à oleosidade

Conexões e multimídia

Ele não vem cheio das conexões, apenas WiFi b/g/n, USB e HDMI, mas vem muito bem a calhar para quem gosta de ver filmes em alta definição tanto no tablet quanto na televisão. Com a ajuda de um cabo HDMI vendido separadamente, ele passa tanto na tela quando na TV vídeos de até 1080p, e a tela ainda conta com um brilho muito bom para assistir vídeos e jogar jogos em alta definição, sem cansar sua vista.

O alto falante é bom, nem tão alto e nem tão baixo, não peca na qualidade do áudio. Infelizmente não vem com fones de ouvido, e caso você queira, terá que comprar por conta própria.

Tablet Multilaser Diamond NB005

Entrada para fones, USB, cartão micro SD, conexão micro HDMI e um conector para carregar completam a parte de baixo do tablet

Sistema operacional

Aqui temos um avanço para aparelhos de baixo custo, o Android 4.0.3 nativo rodando puro e limpo, difícil de achar hoje em dia, com tantas modificações das fabricantes como a Samsung e sua interface TouchWiz ou o Blur, da Motorola. Mas não se engane, o sistema operacional suga muito a bateria: durante os testes ele apresentou autonomia de apenas 3 horas rodando jogos, WiFi e músicas, muito abaixo da descrição do fabricante, que promete seis horas de uso intenso e 48 horas em stand by.

Tablet Multilaser Diamond NB005

Android 4.0.3 puro, quase sem nenhuma modificação roda perfeitamente no tablet

O que vem na caixa

Assim como produtos da Apple, o Diamond é super minimalista, e vem acompanhado de uma caixa pequena e leve, com apenas um apoio para o tablet, o manual (que também vem embutido no aparelho e pode ser excluído), o carregador de tomada, um cabo USB e uma flanelinha para a limpeza, muito útil, já que o tablet suja com facilidade. Se você quer fones de ouvido, cabo HDMI, cartão micro SD ou carregador veicular, terá que tirar do seu dinheiro, já que nenhum desses acessórios são vendidos com o Diamond.

Tablet Multilaser Diamond NB005

Uma caixa minimalista e carregada de fotos e informações; por dentro, apenas o necessário para o funcionamento do tablet

Teste da câmera

Tablet Multilaser Diamond NB005

A câmera é até aceitável em situações de MUITA luz, se quiser tirar fotos de paisagens ao por do sol, esqueça!

Para quem é

Quem tem interesse em entrar no mundo dos Androids e procura entretenimento como filmes, jogos, musicas e livros, mas não tem condições para um aparelho top de linha, pode considerar o Diamond. É ideal para ler no ônibus de volta da faculdade, jogar quando se está sem conexão ou até mesmo navegar na internet com toda a comodidade e facilidade do teclado QWERTY virtual, que não trava e nem demonstra lentidão.

Victor BC

Victor BC é redator no EuTestei, amante de tecnologia e smartphones com Android! Meu Facebook

Comentários